O ano de 2026 se inicia, no Acre, com um

O início de 2026 marco para a política de promoção da diversidade religiosa desenvolvida pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH). Pela primeira vez, o setor passa a contar com orçamento próprio, incluído nas metas do Plano Plurianual (PPA), fortalecendo ações voltadas à valorização, ao respeito e ao combate à intolerância religiosa em todo o estado.
“Essa conquista do orçamento é muito mais do que um avanço administrativo. É um compromisso com as pessoas”, destaca a vice-governadora e secretária de Estado SEASDH Mailza Assis (foto na capa), ao anunciar que a iniciativa começa a ser implementada com atividades voltadas à promoção da igualdade, ampliando o alcance das políticas. “Essa conquista do orçamento é muito mais do que um avanço administrativo. É um compromisso com as pessoas. Significa dizer que o Estado está olhando para cada cidadão, respeitando sua fé, sua crença e sua forma de viver”, acrescentou Mailza.
A relevância dessa medida também é reafirmada na celebração do Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, 21 de janeiro, na mesma semana do Dia do Católico e do Dia do Evangélico no Estado do Acre. O reforço orçamentário possibilita proposição e execução de ações contínuas de promoção do respeito e da convivência pacífica. “O objetivo é garantir respeito, diálogo e dignidade para a construção de um Acre mais justo, onde a diversidade religiosa seja reconhecida como parte da nossa história e da nossa identidade”, destaca a vice.
Para a chefe da Divisão de Promoção da Igualdade Racial e Diversidade Religiosa da SEASDH, Nilcéia Santos, a disponibilidade orçamentária representa “um passo fundamental, que permite ampliar o campo de atendimento, tanto na capital quanto nos municípios, fortalecendo a política de promoção da diversidade religiosa em todo o estado”.
Em Xapuri, fé e tradição marcam a 124ª Festa de São Sebastião – O município de Xapuri viveu, na terça-feira (20/1), um dos momentos mais marcantes do seu calendário religioso e cultural, com a celebração do Dia de São Sebastião, padroeiro da cidade, quando se celebra também o Dia do Católico. Pelo menos dez mil pessoas participaram da tradicional procissão em homenagem ao santo, encerrando a 124ª edição do evento, considerado a segunda maior festa religiosa do Acre.
A programação teve início na sexta-feira (16/1) e seguiu até o dia dedicado ao padroeiro, reunindo fiéis e visitantes em atividades que integraram fé, cultura, esporte e lazer. Ao longo dos dias, a Festa de São Sebastião contou com celebrações religiosas, eventos esportivos, apresentações culturais e atrações musicais locais e nacionais, movimentando intensamente a cidade.
A procissão percorreu as ruas de Xapuri em clima de devoção e gratidão, reafirmando a forte ligação histórica e religiosa da população com São Sebastião, venerado como símbolo de fé, resistência e proteção.
São Sebastião foi um mártir cristão do século III, que serviu como soldado e oficial da Guarda Pretoriana durante o Império Romano. Mesmo ocupando um alto cargo militar, manteve sua fé cristã e ajudava secretamente outros perseguidos. Descoberto, foi condenado à morte e atingido por flechas, mas sobreviveu após ser cuidado por uma cristã chamada Irene.
Após se recuperar, o santo confrontou o imperador romano Diocleciano, denunciando a perseguição aos cristãos. Por isso, foi novamente condenado e morto a golpes por volta do ano 288 d.C. Sua história fez dele um símbolo de coragem, fidelidade à fé e resistência diante da perseguição.

Fé que atravessa gerações – Entre os milhares de devotos presentes na festa religiosa de Xapuri estava o seringueiro Romildo Sales, que participa da procissão há mais de 50 anos. “Desde que comecei, nunca mais parei. Participo todo ano e sempre carrego algum adorno de São Sebastião. Sou muito devoto e admiro muito o santo”, afirmou.
Romildo conta que a devoção é uma herança familiar: “Minha mãe era muito religiosa, herdei essa virtude dela, com o maior orgulho. A religião nos dá um rumo na vida, ensina o que é certo. Participar da procissão e sentir essa fé coletiva é muito especial”.
A celebração também atrai fiéis de outras localidades. Maria Eva da Silva se deslocou de Rio Branco, percorrendo mais de 180 quilômetros, para participar da festa e agradecer ao santo pela saúde recuperada: “Agradeço muito a Deus por estar aqui hoje. São Sebastião me inspira muito. Há dois anos não participava, porque passei por uma cirurgia, mas hoje estou bem e vim agradecer”.
Mobilidade facilitada – Morador do bairro Sibéria, no Segundo Distrito de Xapuri, Aurélio Souza destacou a importância da Ponte da Sibéria, inaugurada em novembro pelo governo do Acre, para a participação dos fiéis. “Agora ficou muito mais fácil vir para a procissão. Antes era preciso enfrentar balsas e longas filas, muitos até desistiam de vir. Hoje, esse sufoco acabou”, afirmou. A ponte é considerada uma revolução na mobilidade do município e um antigo sonho da população local.
Economia aquecida – Além da religiosidade, a Festa de São Sebastião impulsiona a economia local. Durante a semana festiva, comerciantes ocuparam os arredores da Praça São Gabriel, oferecendo refeições, recreação infantil, artesanato e diversos produtos.
A Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) participou do evento, promovendo espaços voltados ao fortalecimento do setor produtivo, reunindo empreendedores e iniciativas ligadas à economia criativa, inovação e tecnologia.
Para comerciantes como Cirlei Nogueira, que atua há mais de 20 anos no ramo, o período é estratégico. “Busco participar dos grandes eventos do Acre. Sou de Rio Branco e estou aqui desde o dia 15, comercializando artesanatos e brinquedos”, contou.
O grande fluxo de pessoas também possibilitou ações sociais do governo do Acre. A Secretaria de Estado da Mulher (Semulher) marcou presença no evento com o Ônibus Lilás, oferecendo atendimento psicológico, jurídico e social, além de serviços de apoio e material informativo, reforçando ações de conscientização e acesso a direitos.
Com fé, tradição, desenvolvimento econômico e ações sociais, a 124ª Festa de São Sebastião reafirmou sua importância para Xapuri, fortalecendo laços religiosos, culturais e comunitários na terra de Chico Mendes.

