Tião Maia
A Copinha, apelido carinhoso da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a competição de base mais importante do futebol brasileiro, começa nesta sexta-feira (2/1) com a a participação de 128 times – uma delas , o Galvez, como único representante do Acre, O torneio contará com equipes tradicionais do futebol brasileiro, mas terá um desfalque de peso, do Flamengo, tetracampeão da competição, que não participará já que o time rubro-negro vai utilizar os atletas sub-20 para participar do Campeonato Carioca.
O Galvez estreia nesta sexta pelo GRUPO 2, na cidade de Votuporanga, interior de São Paulo. O time acreano enfrenta, a partir das 13h45min (horário Acre), o Votuporanguense. No grupo de Galvez, além do Votuporanguense, estão Gêmio e Falcon-SE, que ser]ao os próximos adversários dos acreanos.
Nesta sexta-feira, 22 equipes fazem a estreia na competição de base, considerada a mais importante da categoria no país. Dos 19 clubes da Série A, apenas o Rubro-Negro não está na competição. Corinthians, maior campeão com 11 títulos, além de São Paulo, Fluminense e Internacional, com cinco, estão na disputa pelo troféu do torneio disputado em São Paulo.
As equipes foram distribuídas em 32 grupos com quatro equipes cada, que se dividem em diversas sedes espalhadas pelo interior paulista. Como é de costume, os dois melhores das chaves passam para a segunda fase, que é disputada em formato eliminatório em jogo único até a final.
A decisão está marcada para o dia 25 de janeiro, um domingo, que também marca o aniversário da cidade de São Paulo. O palco da finalíssima será em um dos estádios da capital — no ano passado, aconteceu no Pacaembu.
Os times estreantes neste ano são: Águia de Marabá-PA, Araçatuba-SP, Athletic-MG, Batalhão-TO, Centro Olímpico-SP, Cosmopolitano-SP, Esporte de Patos-PB, Esportiva Real-RR, Guanabara City-GO, I9-SP, Independente-AP, Itaquá-SP, Maricá-RJ, Maruinense-SE, Meia-Noite-SP, Naviraiense-MS, QFC-RN, Quixadá-CE, Real-RS, Real Soccer-SP, São Luís-MA e União Cacoalense-RO.
O presidente da Federação de Futebol do Acre (FFAC), Adem Araújo, chegou a pedir à CBF (Confederação Brasileira de Futebol) mais uma vaga para inscrever, mas a organização só concordou com a participação do atual campeão acreano sub-20, Com isso, o Imperador será o representante estadual no torneio, enquanto O Santa Cruz-AC fica fora.
Na última edição, no ano passado,o Acre teve a participação do Rio Branco e Santa Cruz.
A delegação do Imperador tem direito a 25 vagas para hospedagem, alimentação, lavanderia e transporte interno durante a competição.

