A Prefeitura de Rio Branco não vai seguir o Governo do Estado e manterá sua programação com a realização do chamado “Carnaval da Família 2026” na Capital, possivelmente no local de outras festas, a tradicional Praça da Revolução. “Não será só porque o Governo do Estado vai suspender o seu Carnaval que a Prefeitura também deixará de realizar o seu”, informou um assessor do prefeito Tião Bocalom nesta manhã de sexta-feira (23/1).
Segundo o mesmo assessor, a Prefeitura seguirá monitorando o comportamento do rio Acre. “Se houver a necessidade, a Prefeitura suspenderá o Carnaval. Mas só se houver necessidade. Por enquanto, o calendário e a festas estão mantidos porque o Carnaval só será em fevereiro, quando o rio já deve ter baixado seu nível e não haverá mais os transtornos das enchentes. Mas se não, o prefeito Tião Bocalom não terá nenhum problema em mandar suspende o Carnaval também”, disse o assessor.
O carnaval ocorrerá no período de 13 a 18 de fevereiro.
Na noite de quinta-feira (22), o Governo do Estado emitiu nota anunciando a suspensão da edição de 2026 do Carnaval da Família, “em razão da situação atual do Rio Acre, que se encontra acima da cota de transbordamento”.
De acordo com a nota, a decisão foi tomada com base na responsabilidade com a segurança da população e na prioridade absoluta às ações de monitoramento, prevenção e atendimento às famílias afetadas ou em risco em decorrência da elevação do nível do rio. “Neste momento, todos os esforços do governo estão concentrados no enfrentamento dos impactos causados pela cheia, garantindo assistência social, logística e suporte às defesas civis municipais”, diz a nota. “O governo do Acre agradece a compreensão da sociedade e reforça seu compromisso com a proteção da vida e o bem-estar da população acreana”, conclui o documento.

