Nesta quinta-feira (12/2), o governador Gladson Cameli está presidindo a cerimônia de assinatura de Ordem de Serviço da Construção da 6º Ponte de Rio Branco, sobre o rio Acre, o ligando a região do Belo Jardim, na entrada da cidade, à região do Quixadá (foto de maket em destaque). Trata-se de uma obra do Lote III da 1 Fase do Arco Metropolitano da Capital.
A obra deverá ser executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre). O governador e a equipe da autarquia já estão se deslocando para : Estrada do Quixada, Km 01, na entrada do Arco Viário, ao lado do canteiro de obras.O Arco Metropolitano, também conhecido como Arco Viário de Rio Branco, é um projeto de infraestrutura viária de aproximadamente 26 a 27 km de extensão, com investimento superior a R$ 100 milhões, que visa conectar o bairro Belo Jardim à Vila Custódio Freire, incluindo a 6ª ponte sobre o Rio Acre. A obra, iniciada em 2025, visa reduzir o tráfego pesado no centro da cidade, melhorar a mobilidade urbana e facilitar o escoamento da produção rural.
Os principais aspectos do projeto, que está sendo conduzido pelo Deracre incluem: Infraestrutura: Construção de uma nova ponte de 360 metros sobre o Rio Acre; Pavimentação, terraplanagem, drenagem, sinalização e calçadas com acessibilidade.
O projeto está dividido em etapas, com a primeira fase ligando a rodovia AC-10 à Vila Custódio Freire. A obra busca fortalecer o desenvolvimento logístico e econômico de Rio Branco, oferecendo uma nova alternativa de tráfego para a região.
O valor da obra é estimado em R$ 39,5 milhões.

