Salomão Matos
Como parte do Programa Rio Branco Mais Segura, a prefeitura da capital apresentou na manhã desta quarta-feira (11/2) a nova sala de vídeo monitoramento; A sala vai contribuir na segurança da população e em especial no gerenciamento de grandes eventos na cidade.
A sala já está instalada na sede da prefeitura e será gerenciada por peritos especializados, tanto das policias militar, civil e agentes das Policias Federal e Rodoviária Federal.
Com equipamentos de última geração em tecnologia, será possível fazer a identificação facial ou veicular em tempo real, garantindo mais eficiência na prevenção e elucidação de crimes e delitos.
“O que a gente está fazendo aqui é a apresentação de todo o equipamento que a gente vai ter a partir de agora com a prefeitura de Rio Branco, onde a gente vai monitorar com vídeos, com as câmeras, a cidade inteira, em todos os serviços que a prefeitura vai ter e também ajudando na questão da segurança pública. Graças a Deus eu estou feliz com isso. Vimos agora o depoimento do nosso comandante da Polícia Militar, falando sobre a questão de não ter acontecido nenhum problema durante essas festas de 21 para cá que a gente fez, não só aqui na praça, mas em outros locais também. Estou muito feliz com isso. O Acre precisa ser esse estado, a nossa capital precisa ser essa capital, que dá segurança para quem aqui mora e para quem aqui venha visitar. Então, eu acho que o caminho é esse, nós estamos corretos. Vamos continuar fazendo investimentos. Lembrando mais uma vez, tudo isso que a gente está fazendo aqui é recurso próprio, é recurso teu, você que está nos vendo”, disse o prefeito.
O sub comandante da Policia Militar do Acre, Coronel Kleison Albuquerque, elogiou a preocupação da prefeitura, de tomar para si essa iniciativa de contribuir com a segurança pública, que antes era apenas uma atribuição dos governo federal e estadual
“A ferramenta nesse nível aqui, com a ferramenta de identificação facial, acredito que evolui até para veicular situação de trânsito, você consegue agir no momento que está ocorrendo. Então você não, além de usar de forma racional os recursos, você dá a resposta imediata. Então sim, para a polícia militar, como eminentemente uma força que atua no momento da ocorrência, é essencial ter a imagem. Porque ali o policial já é acionado naquele momento. Então sim, vai auxiliar de forma muito positiva a atuação do policial, tanto preventiva quanto de repressão mesmo”.
Ao todo, são 450 câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade, além de postos de saúde, escolas, parques, praças e vias públicas. Segundo o Ezequiel Bino, coronel da Polícia Militar e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Rio Branco, os equipamentos já estarão atuando, durante os o carnaval esse ano, na Praça da Revolução, que inicia na próxima sexta feira 13
“O Centro Integrado de Vídeo Monitoramento, ele se destina principalmente à segurança pública da cidade. Mas não é só isso. A intenção, e logo logo isso se concretizará, é que isso aqui seja um centro de governança da rotina da cidade.
Chegamos no aeroporto, já estamos na rodoviária, os parques todos então ele é um centro dinâmico, vivo que incorpora toda a rotina da cidade e é isso que a gente deseja.O grande teste especialmente para a finalidade de segurança pública o sistema vai, por exemplo contabilizar a quantidade de pessoas que entrarem no evento. É uma coisa que antigamente, quantas pessoas tiveram hoje, a gente vai ter um número muito preciso das pessoas que entraram. E também fazer acompanhamento, inclusive, com algumas câmeras de reconhecimento facial. Então o alerta que a gente faz é que aquelas pessoas que não vierem armadas só de alegria para o carnaval, se darão mal, serão captadas pelo sistema. São 100 câmeras no raio de 1 quilômetro a partir aqui da Praça da Revolução. Ninguém entrará aqui no evento sem ser percebido pelo sistema”, disse o Coronel Bino, chefe do gabinete militar da Prefeitura.

