O governador Gladson Cameli, acompanhado de autoridades do sistema de segurança pública do estado, entrega, nesta manhã de sexta-feira (30/1) as novas instalações da Delegacia de Polícia Civil da Cadeia Velha, localizada na Rua Epaminondas Jácome. O prédio, um dos mais antigos da cidade e que já funcionou como a Delegacia da 1º Regional de Polícia Civil e outros departamentos do sistema de Policia Civil, passou por reformas e adequação;
Agora, vai funcionar ali a Delegacia Especializada de Atendimento à Criança e ao Adolescente (DEPCA); Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC) e a Delegacia de Atendimento à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (DEADI).
A nova estrutura contará com amplo espaço para atendimento ao público, salas de investigação, auditório, banheiros adaptados e alojamentos para os agentes plantonistas. A estrutura, que anteriormente abrigava apenas a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), foi totalmente revitalizada e ampliada para acomodar também as duas novas especializadas: a Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC), criada durante a atual gestão do Governo do Estado, e a Delegacia de Atendimento à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (DEADI), além de atender a comunidade da 1ª Regional de Rio Branco.

As obras contemplam uma reestruturação completa da unidade, com nova parte elétrica, pintura, criação de salas de atendimento ao público, cartórios, auditório, sala de investigação, banheiros acessíveis, alojamentos e novo mobiliário. O novo complexo tem como objetivo melhorar o atendimento ao cidadão e proporcionar melhores condições de trabalho para os profissionais da segurança pública.
Segundo o delegado-geral Henrique Maciel, a entrega do novo espaço representa um avanço concreto no fortalecimento das políticas de proteção às populações vulneráveis e no enfrentamento à criminalidade especializada. “Essa obra simboliza um compromisso do Governo do Estado com a modernização da segurança pública e com o respeito aos nossos profissionais e à população. Com essas três delegacias especializadas funcionando em um mesmo espaço, teremos uma estrutura mais integrada, moderna e preparada para acolher e investigar com mais eficácia”, afirmou Henrique Maciel.

