IBGE revela que inflação de dezembro subiu 0,33% e fechou 2025 em 4,46%

Índice anual fica acima da meta do Governo, que é de 3%, mas abaixo do teto de 4,5%

 

Tião Maia

Divulgados nesta sexta-feira (9/1), pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), os índices de preços de bens e serviços do país indicam que ficaram mais caros em 0,33% em dezembro, após acelerar 0,18% em novembro, avanço de 0,15 ponto percentual. Nos últimos 12 meses, a inflação acumula alta de 4,46%, ainda acima do centro da meta (3,0%), mas abaixo do teto, que é de 4,5%.

 

No ano de 2025, portanto, o índice acumulou alta de 4,46%. No mesmo mês de 2024, a variação foi de 0,52%. O avanço foi influenciado principalmente pela elevação nos preços do grupo habitação, que acelerou 3,06%.

 

O que é IPCA – O IPCA é calculado desde 1979 pelo IBGE. O índice é considerado o termômetro oficial da inflação e é usado pelo Banco Central para ajustar a taxa básica de juros, a Selic.

Mede a variação mensal dos preços na cesta de vários produtos e serviços, comparando-os com o mês anterior. A diferença entre os dois itens da equação representa a inflação do mês observado.

O IPCA mensura dados nas cidades, de forma a englobar 90% das pessoas que vivem em áreas urbanas no país.

O índice pesquisa preços de categorias como transporte, alimentação e bebidas, habitação, saúde e cuidados pessoais, despesas pessoais, educação, comunicação, vestuário, artigos de residência, entre outros.

 

Notícias relacionadas :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS